Aprendendo a driblar os efeitos da QT branca

Todo mundo que passa pela quimioterapia sofre com os efeitos colaterais, efeitos esses, que variam de pessoa para pessoa. Às vezes podem ser mais fortes ou mais leves. Conheço pessoas que passam pelo mesmo protocolo que eu e que sentem sintomas diferentes. Os efeitos colaterais são muito particulares, muitas vezes o que eu sinto, outra pessoa que passa pelo mesmo não sente ou sente de maneira mais  amena e vice-versa.

Percebi que nessa segunda fase, com o taxol (já passei pelo quinto ciclo da quimioterapia branca – faltam 7), eu fico um pouco mais abatida três dias depois de receber a medicação. Sinto um pouco de fadiga e cansaço no mesmo dia, mas nada que torne minha rotina impossível, porém é no terceiro dia que realmente fico mal. Toda semana sinto um sintoma diferente e vou descobrindo aos poucos o que fazer, posso afirmar que toda semana é uma novidade e sou pega de surpresa em relação aos efeitos da quimioterapia, não tem uma semana que seja igual.

Aos poucos tenho aprendido como contornar os efeitos colaterais.

Pele, unhas, alopecia, boca, garganta, enjoos, gengiva sensível, inchaço, dores nos ossos… o corpo como um todo sofre, e não é pouco, mas tenho tomado muito cuidado e faço tudo direitinho para que eu possa ter qualidade de vida durante todo o tratamento, e tem funcionado muito bem.

Pele: a pele fica extremamente sensível, o sol incomoda, água quente faz arder, coça, além de ficar ressecada. Tentei usar alguns cremes, mas todos sem sucesso, até que encontrei o Cetaphill e foi amor à primeira vista. É sem fragrância (o que é muito importante, infelizmente não consigo usar mais perfume, me enjoa bastante), hipoalergênico, e hidrata muito bem, dá sensação de conforto.

Rosto: assim como a pele do corpo, a pele do rosto sofre igualmente, procuro lavar o rosto com sabonete de coco da Granado e uso protetor solar FPS 70 Anthelios Airlicium da La Roche Posay todos os dias. Procuro lavar meus pincéis de maquiagem uma vez por semana, além de higienizar sempre os produtos que uso. Presto muita atenção na validade da maquiagem e lavo o rosto muito bem depois. Antes de passar maquiagem utilizo a Água Micelar da L’Oréal, é sem álcool e limpa perfeitamente a pele. Para retirar a maquiagem também utilizo essa água micelar. Todo cuidado é pouco.

Unhas: as minhas unhas, além de sensíveis, ficaram escuras e ressecadas, quase que pretas (tanto as dos pés, quanto as das mãos). Não consigo pintar, tirar cutícula nem pensar, usar sapato fechado também não. Para que não fiquem tão horrorosas quanto já estão, uso um redutor de cutículas da Granado – S.O.S. Cutículas, tem resolvido muito bem. Eu acho bem milagroso, quase não tenho mais cutículas e, embora estejam feias, elas estão hidratadas.

Alopecia: esse é clássico, não tem o que fazer. Quando meu cabelo começou a cair eu sentia muita dor e sensibilidade no couro cabeludo, um simples toque na minha cabeça doía. Usei pomada de xilocaína diretamente na cabeça e o problema foi extinto, foi perfeito. Agora que caiu tudo eu não sinto mais nada, só lavo minha cabeça com  sabonete hipoalergênico. Não uso rímel para preservar os cílios, passo só delineador para dar uma destaque nos olhos, as sobrancelhas caíram um pouco, passo apenas um gel próprio para preencher as falhas, é melhor que lápis ou sombra, fica mais “natural”.

Lábios ressecados: uso qualquer protetor labial que eu tenho e resolve bem.

Enjoos: até que não tenho sentido muito nessa segunda fase, mas procuro beber bastante gatorade de limão, água de coco ou água. Como em poucas quantidades e várias vezes, mesmo enjoada eu sinto bastante fome e dou preferência às frutas, o importante é não deixar de comer.

Garganta: depois das quimios eu fico com um incômodo terrível na garganta, geralmente antes de dormir tomo um chá de Vick, chá de mel e limão ou chá de hortelã e me dá um alívio imediato.

Gengiva sensível/aftas: minhas gengivas estão sensíveis, mas nada impossível de conviver, uso escova pequena de cerdas macias. Não tive problemas com aftas na segunda fase do tratamento, mas o Dr. João me receitou Chá de Barbatimão para quando eu tivesse qualquer probleminha assim, só posso dizer só uma coisa: é milagroso. Sumiam com minhas aftas.

Inchaço: outro clássico, próprio do tratamento e do uso dos corticóides. Esse é realmente o único efeito colateral que não tenho feito absolutamente nada, a cada dia que passa fico mais inchada, todos me dizem que depois volta tudo ao normal.

Dores nos ossos/dores no corpo/cansaço: repouso, repouso e repouso, além de beber bastante líquido. Se tiver bem incômodo, tomo um analgésico.

IMG_8236
Meu antes e depois, a 1ª foto é de junho e a 2a de outubro. Até o formato do meu rosto mudou. Tem gente que me diz que é exagero, mas tá aí a prova! rsrs 

Beijos,

Bel ❤

6 comentários em “Aprendendo a driblar os efeitos da QT branca

    1. Oi, boa tarde! Qual o seu nome? Sim, se for o Taxol cai o cabelo. Como eu comecei pelas vermelhas, os meus cabelos começaram a cair nelas, mas nas brancas (Taxol) eles começaram a cair com mais intensidade ainda. No primeiro momento a gente se assusta mesmo, mas depois se “acostuma” um pouco mais e aprende a com a noticia.. força!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s