Quimioterapia Oral: Xeloda

Iniciarei um novo tratamento: a quimioterapia oral. Só de pensar em “quimioterapia” as pessoas se apavoram, mas todos têm me dito que essa é mais “tranquila”. Ontem comecei o Xeloda aka Capecitabina, é uma quimioterapia oral e que no meu caso irá substituir a radioterapia. O Xeloda é um medicamento que normalmente pacientes com metástase utilizam, mas eu não tenho mais câncer (o Dr. João que disse), quem dirá metástase. É importante saber que cada caso é um caso.

O Dr. João me receitou 6 meses de Xeloda e pelo que a farmacêutica do Cettro me orientou eu entendi que funcionará assim: são 6 comprimidos por dia, 3 pela manhã e 3 pela noite, devo me alimentar 30 minutos antes e devo tomar os comprimidos com água , não devo comer nada por 30 min depois. A quantidade de medicamento que eu tomarei é de acordo com o meu peso e altura, sendo assim, tomarei 3000mg de Xeloda por dia. Fui orientada a lavar as mãos muito bem antes e depois de manusear os comprimidos. Devo tomar os comprimidos com bastante água, aliás, devo me hidratar muito durante toda essa nova etapa do tratamento. Tenho que tomar esses comprimidos 14 dias seguidos e então faço uma pausa de 7 dias, depois começo por 14 dias de novo… A cada 14 dias serão 84 comprimidos ingeridos.  Será assim por 6 meses. Nesses intervalos de 7 dias devo fazer exames de sangue para ver se está tudo bem.

E os efeitos colaterais? Bom, não vou mentir, mas foi uma das primeiras coisas que logo me preocupei… O Dr. João me disse que há pacientes dele que não sentem absolutamente nada. Quando fui pegar a medicação no Cettro, a farmacêutica me mostrou um rol de efeitos colaterais: vômitos/enjoos, diarreia, a pele pode ficar sensível e suscetível à manchas (foi recomendado que eu utilize protetor solar todos os dias, mas já faço uso) e síndrome mão-pé que é um dos efeitos colaterais mais comuns (as mãos ficam extremamente sensíveis, podem ficar vermelhas, descamar, etc). Nesse período devo me alimentar bem e, pelo que entendi, devo ter os mesmos cuidados que eu tinha com as quimioterapias que fiz ano passado: me cuidar para não pegar infecções, caso tenha febre de 37,8ºC devo contatar o Dr. João, me hidratar bastante, me alimentar direitinho, nada de comer coisas cruas e que não estejam bem higienizadas. Espero que eu não sinta absolutamente nada!

Eu não fiquei contente com essa “novidade”, mas tenho consciência de que o Dr. João SEMPRE busca o melhor para que eu não seja atormentada outra vez com essa história de câncer.  Eu fiz uma festa em comemoração ao fim das quimioterapias, não tem problema, vou comemorar o fim do Xeloda no fim dos 6 meses de tratamento também. 😌 Penso que tudo é questão de ponto de vista e tudo depende de como a gente escolhe conduzir as questões da nossa vida. Eu vou viver minha vida – com prudência, é lógico – e vou ser feliz, o câncer escolheu a pessoa errada.

IMG_0750

IMG_0751
Minha nova quimioterapia em comprimidos 

 

Beijos,

Bel ❤️

10 comentários em “Quimioterapia Oral: Xeloda

  1. Oi td bem? Tbm me recomendaram o xeloda, não queria tomar, nem fiz 1 mês ainda de uso, o meu câncer era triplo negativo, não achei que haveria remédio depois da cirurgia, desanimei total, apareceram manchas no rosto, parece que eu sai do filme sexta feira 13… Era melhor não ter iniciado o tratamento e deixado a natureza seguir o seu rumo

    Curtir

    1. Oi! Tudo e você? Poxa, não pense assim… não desanime. Eu já estou quase terminando, não é fácil, eu também fiquei com manchas, mas pense pelo lado bom: você tem acesso à esse medicamento tão caro, imagine quantas pessoas não gostariam de estar no seu lugar e ter o privilégio de ter acesso a ele?
      É difícil sim, mas a vida vale a pena. Então não desiste. TUDO PASSA, como está passando para mim… e vai passar para você também. Acredite, fique firme e tenha fé! Fica com Deus. Estou torcendo por você e pela sua recuperação. Beijo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s