Cuidados pós esvaziamento axilar

Depois de quase 2 meses da mastectomia e de todo aquele processo longo e angustiante, estou completamente cicatrizada, satisfeita com o tamanho das mamas e com o formato delas (que eu escolhi juntamente com a Dra. Marcela). O tempo é realmente o senhor de todas as coisas. No início fiquei triste, angustiada, agoniada e achando tudo feio e hoje, depois de meses, já estou tranquila e esperando a segunda fase da cirurgia que será feita só depois que eu terminar  o Xeloda.

A minha mastectomia foi feita juntamente com o esvaziamento da axila esquerda e retirada do linfonodo sentinela na axila direita. Meus movimentos estão excelentes, dou esse crédito ao Dr. João que foi super cuidadoso na minha cirurgia e, também à minha fisioterapeuta Raquel que me reabilitou com sessões fisioterapia e drenagem. Os cuidados que devo ter com os meus braços são para o resto da vida.

Captura de Tela 2018-04-24 às 20.29.58
FONTE: INCA https://bit.ly/2vF80j7

Se você não sabe nada sobre câncer e não tem contato com esse mundo, na certa deve estar se perguntando o motivo desse cuidado todo… Bom, caso eu não me cuide e sofra alguma queimadura, me corte, carregue peso e etc, eu posso desenvolver linfedema. O linfedema é um acúmulo de líquido no braço gerado por uma alteração na circulação linfática. Uma vez instalado, torna-se uma doença crônica. Eu sou extremamente cuidadosa e não quero nem saber de mais um problema na minha vida!

Sendo assim, percebi que se eu digitar em excesso, sinto dores nos braços, por isso, procuro realizar minhas atividades sempre nos meus limites e não mais que isso. Evito escrever (sou canhota e o esvaziamento foi do lado esquerdo), apenas escrevo o estritamente necessário (até troquei meus cadernos pelo meu notebook), não pego peso, não tiro sangue e não afiro a pressão no braço esquerdo, fico ligada para não me queimar ou me cortar e também não faço força com meus braços. Não vou negligenciar minha saúde, por isso sou cuidadosa nesse quesito.

Antes eu era super acostumada a estudar fazendo resumos imensos, agora eu tenho que me virar para fixar os conteúdos com outros métodos, enquanto isso fico testando novas formas de estudar. Uma hora chego lá… Preciso realizar uma atividade física logo, mas ainda estou enrolando porque não me sinto disposta para isso e também morro de medo de lesionar meus braços, preciso preparar meu psicológico e me sentir bem para isso. Uma coisa de cada vez, de pouquinho em pouquinho eu me readapto à minha nova vida!

Lembrando que cada caso é um caso, apenas estou relatando aqui minhas experiências e o meu ponto de vista!

Beijos,

Bel ❤️

2 comentários em “Cuidados pós esvaziamento axilar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s