Uma nova fase: iniciando o Tamoxifeno

          Hoje inicio uma nova fase na minha jornada. Finalmente iniciarei o famoso Tamoxifeno, também conhecido como terapia hormonal. O Tamoxifeno irá ser meu companheiro e eu tomarei um comprimido por dia, TODOS os dias por 10 anos. É muito tempo tomando esse remédio? É, mas estudos comprovam a importância e a eficácia desse medicamento.

             E está tudo bem, sabe?! É algo que só vai me ajudar. Além disso, o Dr. João me disse que eu nunca vou ter alta e que eu vou ter que me acostumar com ele porque ele será meu médico até ficar velhinho. rs Já estou ciente de que: uma vez paciente oncológica, para sempre paciente oncológica.

          O que eu sei é que esse medicamento é indicado para pacientes que tiveram ca de mama receptor hormonal positivo (foi o meu caso) e também sei que ele é extremamente eficaz e super importante, pois diminui o risco de recidiva (= o risco da doença retornar).

           Segundo o Oncoguia:

“Este medicamento bloqueia os receptores de estrogênio nas células do câncer de mama. Isso impede o estrogênio de se unir às células cancerosas que as faz crescer e se dividir. Enquanto o tamoxifeno age como um antiestrogênio nas células da mama, ele age como estrogênio em outros órgãos, como útero e ossos. Por isso é denominado modulador seletivo do receptor de estrogênio (SERM).

(…)

Para mulheres com câncer de mama receptor hormonal positivo tratadas com cirurgia, o tamoxifeno pode diminuir as chances de recidiva e aumentar a sobrevida. Também pode reduzir o risco de um novo câncer na outra mama. O tamoxifeno pode ser iniciado após a cirurgia (terapia adjuvante) ou antes da cirurgia (terapia neoadjuvante) e geralmente é administrado por 5 a 10 anos. Para câncer de mama em estágio inicial, é usado principalmente em mulheres que ainda não chegaram à menopausa.”

         Fiquei muito feliz em chegar até aqui! Eu sei que existem sim alguns efeitos colaterais, mas só de saber que ele vai me ajudar a nunca mais ficar doente eu já fico super satisfeita. E gente, vamos combinar uma coisa… O que é tomar um comprimido todo dia para uma pessoa que já passou por tanta coisa?! Nada, né? Tirarei de letra.

 

thumbnail_IMG_8229
Em primeira mão: minha primeira caixa de Tamoxifeno!! rs 

Beijos,

Bel ❤️

4 comentários em “Uma nova fase: iniciando o Tamoxifeno

  1. Nossa a história da Isabel é bem parecida com a minha , também tive o diagnóstico de câncer de mama aos 20 pra 21 anos iniciei o tratamento um dia depois do meu aniversário fiz as quimioterapia e mastectomia total da mama e o tratamento com tamoxifeno minha maior força para superar foi a minha família e a fé que tenho sempre temos que ter muita fé msm pq é um tratamento muito dolorosa . Lhe desejo toda sorte de bençãos em sua vida vc é linda bjs.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s